domingo, 26 de junho de 2011

O que realmente vale a pena!?

As vezes paramos para pensar o que realmente vale a pena na vida. Com o passar do tempo, apuramos cada vez mais a resposta dessa pergunta que se completa quando inteiramos esse ciclo vital.
    Começando pelo início, quando nascemos nossos pais nos olham e pensam, mas um motivo para vida valer a pena. Vamos crescendo aprendemos a engatinhar, a levantar, caíamos e nossos pais dizem: - Vamos levanta! E nós num sorriso de tranquilidade e paz tentamos novamente e conseguimos. Quando crianças nossos pais tem todo o carinho conosco e sempre nos sentimos seguros perto deles. São as pessoas que primeiramente encontramos a imagem de Deus, são os meus primeiros super-heróis, "super-homem" e "mulher-maravilha". E a partir daí vamos construido um mundo, o "Nosso Mundo" que alegrias e tristezas, de conquistas e derrotas. Quando pequenos achamos que tudo é eterno, e é. Vemos que os nossos pais valem a pena e procuramos respeitá-los e amá-los.
    Quando jovens percebemos que o mundo tem tudo a nos oferecer inclusive nada. Nos maravilhamos com tanta informação, na época dos nossos pais, "sexo, drogas e rock'n'roll", na nossa não mudou muita coisa. Eles nos fazem acreditar que tudo vale a pena. Nos ensinam que devemos lutar pela liberdade, porque ela vale a pena, mas não nos ensinam a usá-la. Nos ensinam a usar camisinha, por ela vale a pena, pois vai te previnir de doenças, mas não ensinam que não somos bichos no cio e que a relação entre o homem e a mulher é algo mais sublime. Nos ensinam que homens e mulheres são iguais, mas esquecem de mostrar que ambos se completam na direfença. Nos ensinam que um bom estudo garante o futuro, mas não falam que o mundo precisa de mais sabedoria e não inteligência.
    Na fase adulta acreditamos, que a família, filhos, casa com um belo carro na garagem é um bom modelo de sucesso, isso sim vale a pena. E quando paramos para pensar por quê tantas famílias acabam, tantos relacionamentos que terminam de uma maneira abrupta, filhos que matam pais e pais que matam filhos. Se temos a concepção que Deus é onipotente, onipresente e onisciente, porque perdemos tempo perguntando o que está errado, será que não estamos procurando algo que realmente faça-nos feliz. Não meus caros amigos, perdemos tempo querendo dá valor a coisas que não tem valor, não vemos que o que temos é mais do que sufiente para vivermos felizes.
    Não nos esqueçamos que sendo a Terra um local de evolução, temos que compreender que essa força Duo (Bem e o mal) que rege o nosso universo é necessária a nós. Exemplo é que só sabemos o que é alegria porque já ficamos tristes. Contudo os nossos pensamentos é porta de entrada, e as nossas palavras a materialização de tudo o que queremos para nós.
    Então o que realmente vale a pena é sermos felizes e detalhe, aprendemos ser felizes sozinhos, é um engrandecimento que vem de dentro para fora, temos a faca e o queijo na mão desde que nascemos, devemos apenas basear essa felicidade nas  leis de Deus que sempre busca o engradecimento moral do ser humano. Como disse o nosso grande amigo Albert Einstein "Deus não criou o mal, na verdade a escuridão é ausência de Luz, o mal é o resultado de quando o homem não tem o amor de Deus".
    Eu venho procurando ser feliz, procurando dá valor a minha família, a amigos, a cada momento que vale ser lembrado, dando valor as coisas pequenas para elas se tornarem grande no final e eu poder me alegrar com elas.
    Sigamos os ensinamentos do nosso Mestre Jesus, que ser feliz será consequência de todo os nossos esforços.
    Sejam Felizes no símbolo da Luz, Paz e Amor.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Amizade

Se o coração, é a parte de nós que simbólicamente representa a nossa fonte de todos os sentimentos, a AMIZADE representa pelo menos metade da ocupação desses sentimentos.
    Para entendermos um pouco mais sobre esse sentimento façamos uma definição mais formal. A amizade é todo sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual.
    Desde quando nascemos, os primeiros amigos que arranjamos de imediato são nos pais, amigos estes que durante uma vida irão fazer de tudo e mais um pouco para trilharmos bons caminhos. Com o decorrer do nosso crescimento e amadurecimento como ser pensante, aumentamos nosso convívio social possibilitando-nos experiências conjuntas de engradecimento para ambos, até poder chegar ao ponto de dizermos que "Você é meu amigo."
    Mas é principalmente na transição entre a infância e a fase adulta,ou seja na adoslecência que realmente afinamos todos os nossos sentimentos, principalmente este. Aprendemos que o mundo não é um conto de fadas, com  apenas finais de "felizes para sempre", aprendemos que o trabalho dignifica o homem, aprendemos que sempre temos duas escolhas o de fazer tudo certo e colher o que é certo, e fazer tudo errado e esperar as consequências adivindas dessas escolhas. Aprendemos também que na vida o ato de evoluir depende de um convívio social diversificado, e feliz das pessoas que tem uma pessoa que se pode considerar AMIGA, faça chuva, faça sol está lá dando o apoio com a sinceridade, já que o verdadeiro amigo é aquele que fala sempre a verdade, uma semente que gera Luz, Paz e Amor.
    Sempre buscamos amigos que tem traços de similaridade com nossa personalidade mas é nas diferenças que a Amizade se torna afiada. Muitas são as musicas que tentam expressar esse sentimento de Amizade, mas é na música "Amigo - Roberto Carlos", em que ele diz: Você é meu amigo de fé meu irmão camarada,...você é o mais certo das horas incertas,... é que vemos num sentimento por sinal simples a grandeza de Deus.
    Se você tem um amigo, conserve-o, se não tem faça um. As melhores coisas da vida realmente tem um valor imensurável que dinheiro nenhum corrompe.
    Eu, Raphael Machado, particulamente considero-me uma pessoa de sorte, pois não tenho um, nem dois amigos, mas alguns bons amigos e amigas que sempre que eu preciso eles me mostram e ensinam que o verdadeiro valor da amizade só sabe quem a cultiva. Há uma frase de Abraham Lincoln muito interessante que diz "A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades."
    E você que ainda não tem um amigo, não se preocupe, a receita é seja cofiente e confie, seja leal, seja corajoso, nunca é tarde para nada na vida!!!